Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta terça-feira (12)

4 Minutos de leitura

A instabilidade política nos EUA após a invasão no Capitólio marca a segunda semana do ano. Membros do Congresso norte-americano votam resoluções que buscam afastar o atual presidente do país, Donald Trump, sob o pretexto de segurança nacional. Três caminhos são possíveis para afastar o republicano do cargo a pouco mais de uma semana da posse de Joe Biden.

No Brasil, avanços são feitos para a aprovação de uma vacina contra COVID-19. Dados cruciais da CoronaVac devem ser apresentados hoje, significando uma aprovação pela Anvisa cada vez mais próxima.

Esses e outros destaques você confere agora.

ENTENDA COMO TRUMP PODE SER AFASTADO DO CARGO ANTES DO FIM DO MANDATO

Como comentamos ontem, a invasão no Capitólio, promovida por apoiadores de Trump, foi a última gota d’água para que membros do Congresso norte-americano começassem a articular estratégias para remover o atual presidente do país. Para membros da oposição, Donald Trump representa uma ameaça tão grande à segurança nacional, que mesmo a 8 dias do fim da administração, ele precisa ser afastado.

A administração de Trump vai acabar no dia 20 de janeiro, dia em que Joe Biden é empossado como presidente dos EUA. Trump já anunciou que não vai participar da cerimônia, diferente de seu vice, Mike Pence.

Três caminhos são possíveis para Trump no caso de um fim precoce da administração: Impeachment, invocação da 25ª Emenda, ou renúncia.

O caminho mais possível para impedir a continuidade da administração de Trump é o Impeachment do presidente. Durante uma sessão no Congresso nesta segunda-feira (11), o pedido foi oficialmente formalizado pelos democratas da casa.

O artigo apresentado acusa Donald Trump de incitar insurreição após publicar informações falsas sobre fraude e inflamar a base no discurso que levou à invasão no Capitólio. Para os democratas, o atual presidente do país falhou em seguir a Constituição dos EUA.

A expectativa é de levar a votação ao plenário na quarta-feira (13). Se a resolução for positiva contra Trump, precisando da maioria dos votos, será a segunda vez que o republicano sofre um Impeachment na Câmara de Representantes do país.

O desafio, mais uma vez, é passar pelo Senado, que precisa de 2/3 dos votos para o Impeachment acontecer. A diferença de 2019, quando Trump foi impeachmado na Câmara, para agora, é que parte da base republicana no Senado deve votar a favor da resolução após os acontecimentos no Capitólio.

A segunda possibilidade está nas mãos do atual vice-presidente dos EUA, Mike Pence. A invocação da 25ª Emenda afastaria Donald Trump da presidência, mas precisa do apoio dos membros do Gabinete para acontecer. Pence já sinalizou que considera a resolução, mas os sinais são fracos.

Hoje, democratas devem votar nesta terça-feira (12) a medida que pede a remoção de Trump pela 25ª Emenda. A resolução foi apresentada pelo democrata Jamie Raskin, de Maryland.

Como a probabilidade de uma invocação da 25ª Emenda é baixa, a votação da medida quase tem caráter simbólico, e busca pressionar Pence a tomar atitudes contra o presidente. No caso de uma resposta negativa de Pence hoje, a resolução do Impeachment segue seu curso normal na quarta-feira (13).

A terceira possibilidade é também a menos provável: a de renúncia do presidente. Não há indícios de que Donald Trump, que pouco falou e fez aparições públicas depois da invasão no Capitólio, esteja interessado em sair voluntariamente do cargo.

DADOS COMPLETOS DA EFICÁCIA DA CORONAVAC SÃO DIVULGADOS HOJE

O Instituto Butantan deve apresentar ainda hoje os dados de eficácia global da CoronaVac, vacina desenvolvida pela SinoVac. A coletiva de imprensa está marcada para acontecer às 12:45, na sede do instituto.

Os dados apresentados na semana passada revelam que a vacina tem 78% de eficácia em casos leves e 100% em moderados e graves. No sábado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia dito que faltavam dados. Estes devem ser apresentados hoje.

Segundo especialistas, a eficácia global deve ficar em 60%, número ótimo contra a doença. Na Indonésia, dados preliminares indicam que a eficácia é de 65,3%.

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), disse que o cronograma de vacinação do estado, marcado para iniciar até o dia 25 de janeiro, mantém a data. Ele cobrou uma data definitiva do Ministério da Saúde para o início da vacinação nacional.


Saiba mais

Vitória de Biden anunciada em meio a manifestação de apoiadores de Trump


AGENDA

Às 9h: inflação IPCA de dezembro é divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) foi divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A alta é de 1,89% nessa primeira prévia de janeiro.

BOLSAS E CÂMBIO

As bolsas europeias amanheceram a terça-feira (12) registrando resultados mistos. O continente ainda passa por uma segunda onda de COVID-19, que provocou lockdowns e restrições em vários países.

Os efeitos econômicos imediatos, resultados de restrições, acabam superando o otimismo quanto às vacinas contra o vírus. 

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,08%, indo a 408,75 pontos
  • DAX (GDAXI): +0,07, indo a 13.946,15 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -0,45%, indo a 6.768,22 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,01%, indo a 5.663,07 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,26%, indo a 22.663,50 pontos

De olho nas brigas políticas dos EUA, os mercados asiáticos fecharam registrando resultados, em sua maioria, positivos. No Japão, o estado de emergência no país, anunciado pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga, continua preocupando investidores.

  • Hang Seng (HK50): +1,32%, indo a 28.276,75 pontos
  • KOSPI (KS11): -0,71% , indo a 3.125,95 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): +2,18%, indo a 3.608,34 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +0,09%, indo a 28.164,34 pontos 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +2,85%, indo a 5.596,35 pontos

Às 8h da manhã, os mercados futuros dos EUA registram altas nesta terça-feira (12):

  • Nasdaq 100 Futuros: +0,37%, indo a 12.944,25 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,20%, indo a 30.963,5 pontos
  • S&P 500 Futuros: +0,24%, indo a 3.801,12 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta terça-feira (12):

  • Às 9h05, o Dólar caiu -0,34%, a R$ 5,46
  • Às 9h05, o Euro caiu -0,48%, a R$ 6,65

Foto: Reuters / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…