Notícias

Focus: inflação cai pela 10ª semana consecutiva 

2 Minutos de leitura

O Banco Central (BC) publicou nesta segunda-feira (05) mais uma edição do Relatório Focus. Nesta semana, as perspectivas do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caíram pela décima semana consecutiva e agora se encontram em 6,61%. 

Publicado toda segunda pelo BC, o Focus é feito a partir das projeções de mais de 100 instituições financeiras para a economia brasileira. 

Há quatro semanas, as projeções apontavam o índice oficial da inflação brasileira encerrando o ano em 7,11%, enquanto na semana passada o Focus projetava o IPCA em 6,70%. 

Os números oficiais do IPCA de agosto serão publicados nesta sexta-feira (09), com o consenso de mercado esperando uma deflação de 0,39%. No mês passado, o IPCA-15, indicador conhecido com a prévia da inflação no país, registrou uma deflação de 0,73% em agosto – a menor variação mensal desde o início da série histórica em 1991. 

As projeções do mercado para 2023 no Focus também estão em baixa, pela terceira semana consecutiva, situando-se agora em 5,27%. Há quatro semanas, a perspectiva era de uma inflação em 5,36% no ano que vem. Para 2024, as projeções para inflação tiveram uma leve alta e chegaram a 3,43%. 

PIB, Selic e câmbio 

Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB), as projeções também continuam em trajetória positiva, em alta pela décima semana consecutiva. Após surpresa positiva nos dados do PIB no segundo trimestre de 2022, o mercado agora projeta a economia brasileira crescendo 2,26% no ano. As perspectivas estavam em 1,98% há quatro semanas e em 2,10% na semana passada. 

A Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, deve fechar o ano em 13,75% ao ano, projeção que segue estável há 11 semanas. Este é o patamar atual da Selic, que foi elevada em 0,50 ponto percentual na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, realizada no início de agosto. Para 2023 e 2024, o mercado projeta a taxa em 11,25% a.a. e 8,00% a.a., respectivamente. 

No câmbio, as projeções para a cotação do dólar ao final de 2022 e de 2023 permanecem em R$ 5,20 pela sétima semana consecutiva. Para 2024, o mercado vê a moeda norte-americana em R$ 5,10 ao final do ano. 

Clique aqui para conferir o relatório completo divulgado hoje pelo Banco Central.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…