Notícias

Ibovespa tem o 2º pior desempenho do mundo em 2021

1 Minutos de leitura

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Austin Rating, encomendada pelo portal G1, o Ibovespa teve o segundo pior desempenho entre 79 bolsas de 78 países. 

Em 2021, a baixa do Ibovespa foi de 14,4%, ficando na frente somente do IBC, da Venezuela, que caiu 99,5%. A bolsa brasileira ficou 0,6 p.p. abaixo da terceira maior queda no ranking, da HSI de Hong Kong (-13,8%). 

Segundo a pesquisa, a média de ganhos das bolsas globais foi de 13,6% em 2021. Apenas 9 dos 79 índices estudados apresentou resultados negativos no ano. 

“O Brasil está muito longe da curva por problemas domésticos. E o principal ponto é a perda de confiança no futuro da economia, com os investidores preocupados com o ambiente fiscal”, disse o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, para o G1. 


Saiba mais

Ministério da Economia piora projeções da inflação para 2021 e 2022


O mercado de ações é diretamente influenciado pelo cenário de riscos que marcou o segundo semestre brasileiro. A aprovação de mudanças no teto de gastos, assim como a criação de um programa social para entrar em vigor em pleno ano de eleições presidenciais, aumentam os sinais de que o país não consegue cumprir com as responsabilidades fiscais. 

O cenário contribui para um semestre marcado pela queda nos investimentos estrangeiros, que já estavam sentindo o impacto da alta nas taxas básicas de juros do país, a Selic. 

Em outubro, segundo dados Banco Central, os Investimentos Diretos no País (IDP) caíram 44% no mês de outubro comparado com o mês imediatamente anterior, somando US$ 2,493 bilhões no período. 

Foto: B3 / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…