Notícias

Inflação acumulada de 12 meses dos EUA é a maior desde 1982

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela U.S. Bureau of Labor Statistics (Escritório de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do país subiu 0,8% em novembro comparado com dados do mês imediatamente anterior. 

Considerando o acúmulo dos últimos 12 meses, a inflação dos EUA atingiu 6,8%, a maior desde 1982, ficando acima das expectativas do mercado financeiro. 

“Os números de hoje refletem as pressões que as economias ao redor do mundo estão encarando enquanto a gente se recupera de uma pandemia global”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden. “Os preços estão subindo”. 

Segundo ele, porém, já existe uma tendência de desaceleração na alta dos preços, embora um pouco mais lenta que o governo gostaria. 

 


Saiba mais

Inflação sobe 0,95% em novembro, maior alta para o mês desde 2015


A energia elétrica foi a maior inimiga para o índice anual. Os preços subiram 33,3% nos últimos 12 meses enquanto os produtos alimentícios subiram 6,1%. 

Excluindo os produtos alimentícios e energia, conhecido como o IPC-Núcleo, a alta foi de 0,5% no mês de novembro e 4,9% considerando o acúmulo dos últimos 12 meses. 

Segundo o presidente Joe Biden, embora progresso tenha sido identificado na retomada econômica do país, o aumento nos preços continua apertando as despesas das famílias. 

“Nós estamos progredindo nos desafios relacionados à pandemia quanto a nossa cadeia de suprimento, o que torna mais caro colocar alimentos nas prateleiras, e eu espero mais progresso nesse assunto nas próximas semanas”, disse o presidente. 

Do ponto de vista do mercado, um aumento expressivo da inflação pode significar aumentos precoces nas taxas básicas de juros do país, que atualmente estão em baixa histórica. 

Foto: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…