Internacional

BCE aumenta os juros em 0,75 p.p. 

2 Minutos de leitura

O Banco Central Europeu (BCE) elevou as três principais taxas de juros da economia europeia em 0,75 ponto percentual. A decisão foi tomada após dois dias de reunião do Conselho do BCE e publicada na manhã desta quinta-feira pela instituição. 

Com a decisão, as taxas de Facilidade Permanente, Facilidade Permanência de Cedência de Liquidez e de Operações de Refinanciamento foram elevadas para 1,50%, 2,25% e 2,00% ao ano, respectivamente. 

O novo aumento de 0,75 ponto percentual nos juros da zona do euro vem na esteira da escalada da inflação na região. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), segue batendo recorde históricos na zona do euro. Em setembro, a inflação acumulada em 12 meses na região chegou a 9,9%

Em seu comunicado de política monetária, a instituição afirma que o Conselho do BCE projeta a continuação do aperto monetário nos próximos meses. O principal objetivo do BCE continua sendo trazer a inflação da zona do euro de volta para a meta no médio prazo. 

“A inflação permanece muito alta e permanecerá acima da meta por um longo período. Em setembro, a inflação na área do euro atingiu 9,9%. Nos últimos meses, a alta dos preços de energia e alimentos, os gargalos na oferta e a recuperação da demanda pós-pandemia levaram a um aumento das pressões sobre os preços e ao aumento da inflação”, aponta o BCE. 

O BCE ainda aponta que as novas taxas visam diminuir os incentivos à demanda para conseguir controlar o aumento dos preços no continente. No futuro, a política monetária deve se basear na evolução do quadro inflacionário e em como a economia do Velho Continente reage às diversas pressões macroeconômicas. 

“O Conselho do BCE está pronto para ajustar todos os seus instrumentos dentro do seu mandato para garantir que a inflação se estabilize em sua meta de 2% no médio prazo”, aponta o comunicado. 

Você pode conferir o comunicado na íntegra (inglês) no site do BCE

A zona do euro é um bloco composto por 19 países que adotam o euro como moeda oficial, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal. 

Bulgária, Dinamarca, Estônia, Hungria, Polônia, Romênia, Suécia e Tchéquia são países-membros da UE, mas adotam tem sua própria moeda oficial e, portanto, não tem sua política monetária sob a tutela do BCE.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…