Internacional

Diretor da CIA se reúne com liderança do Talibã; Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos

5 Minutos de leitura

DIRETOR DA CIA SE REÚNE COM LIDERANÇA DO TALIBÃ

O jornal norte-americano Washington Post reportou hoje que o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) nos Estados Unidos, William Burns, se reuniu em segredo com o líder talibã Mullah Abdul Ghani Baradar. O encontro teria acontecido nesta segunda-feira na capital afegã, Cabul, o governo dos EUA e a CIA não comentaram o caso.

O encontro entre as duas autoridades é a maior aproximação entre o Talibã e o governo norte-americano desde a tomada da capital afegã na semana passada. Hoje diretor da CIA, Burns é diplomata de carreira e considerado como o principal diplomata mai bem graduado do gabinete do presidente Joe Biden.

Mulla Abdul Ghani Baradar é o principal diplomata dentro dos quadros do Talibã. Preso em 2010, ele foi libertado a pedido do então presidente Donald Trump em 2018 para mediar negociações de paz entre o Talibã e os governos dos EUA e do Afeganistão. Ele representava o grupo extremista nas negociações por um cessar-fogo com o antigo governo afegão, deposto no dia 15.

O objetivo do governo norte-americano é conseguir evacuar todos os cidadãos estadunidenses do Afeganistão nos próximos dias, para que seja possível retirar as tropas americanas do país dentro do prazo previsto – 31 de agosto.

Há uma semana do encerramento do prazo, Biden e o seu gabinete não descartam manter tropas no Afeganistão após o limite estipulado. O presidente norte-americano enfrenta forte pressão para cancelar a retirada das tropas e vê sua popularidade baixando semana após semana entre a população dos EUA.

Em uma entrevista coletiva, no entanto, o porta-voz Zabihullah Mujahid afirmou que o Talibã não aceita a prorrogação do prazo de retirada das tropas norte-americanas. Mujahid ainda afirmou que as tropas deveriam parar de ajudar na evacuação de cidadãos afegãos do país. O Talibã bloqueou a Airport Road, rodovia que liga o centro de Cabul ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, dificultando o acesso de civis ao local.

ARGÉLIA ROMPE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM MARROCOS

O ministro de Relações Exteriores da Argélia, Ramtane Lamamra, divulgou nesta terça-feira (24) que o país rompeu relações diplomáticas com Marrocos. A decisão foi tomada por conta dos incêndios florestais que devastaram o norte argelino no início do mês.

Segundo o comunicado do MRE argelino, o rompimento das relações de dá por conta de “ações hostis” do país vizinho. A Argélia acusa o governo marroquino de estar envolvido com os incêndios. “A história provou que o reino do Marrocos nunca parou de promover ações hostis contra a Argélia”, apontou o ministro em coletiva de imprensa.

O Alto Conselho de Segurança da Argélia havia decidido revisar as relações diplomáticas com o país vizinho na quarta-feira da semana passada. “Os incessantes atos hostis perpetrados pelo Marrocos contra a Argélia demandam a revisão das relações entre os dois países e a intensificação dos controles de segurança nas fronteiras ocidentais”, afirmou em nota o gabinete da presidência argelina na ocasião.

Ramtane Lamamra ainda acusou o governo marroquino de espionar autoridades e civis argelinos, em referência ao escândalo internacional do software israelense Pegasus. Marrocos ainda não se pronunciou sobre o corte das relações diplomáticas de forma unilateral por parte da Argélia.

PAPA ENVIA RECURSOS PARA HAITI, BANGLADESH E VIETNÃ

Nesta terça-feira, o papa Francisco anunciou o envio de aproximadamente cerca de 350 mil euros do fundo de caridade à sua disposição como forma de auxílio emergencial para o Haiti, Bangladesh e Vietnã.

Desta valor, 200 mil euros estão destinados ao Haiti, para auxiliar na recuperação do país após terremoto que deixou mais de 2 mil vítimas no último dia 14. 100 mil euros irão para o Vietnã para ajudar o país a enfrentar a escassez de alimentos agravada pela pandemia do novo coronavírus. Para Bangladesh, serão enviados 70 mil dólares para ajudar os afetados pelo ciclone Yaas, que deixou dezenas de milhares de desabrigados no país em maio.

A maior parte do valor tem origem no Óbolo de São Pedro, um fundo onde são depositadas as contribuições dos fiéis para a Igreja Católica. De acordo com demonstrativo financeiro do ano passado, o fundo de caridade chegou ao montante de 50 milhões de euros em 2020. Segundo o Vaticano, as doações anunciadas hoje são montantes iniciais e as suas embaixadas nos países ficaram encarregadas de administrar o capital doado aos países.

CHARLIE WATTS, BATERISTA DOS ROLLING STONES, MORRE AOS 80 ANOS

Baterista dos Rolling Stones, o britânico Charlie Watts faleceu hoje aos 80 anos de idade. A informação foi divulgada pelo porta-voz do músico.

“É com uma tristeza imensa que anunciamos a morte de nosso amado Charlie Watts. Ele faleceu pacificamente em um hospital de Londres, mais cedo, hoje, cercado pela família”, afirmou em nota o porta-voz do baterista.

Nascido em Londres no ano de 1941, Charlie Watts entrou para os Rolling Stones em 1963, logo após a fundação da banda. O grupo, uma das bandas mais antigas ainda em atividade, ficou conhecida por hits como “Simpathy For The Devi”l, “Start Me Up” “Paint It, Black” e “(I Can’t Get No) Satisfaction”. Charlie Watts é considerado como um dos principais bateristas de sua geração e da história do rock.

“Charlie era um marido, pai e avô querido e também um membro dos Rolling Stones, um dos maiores bateristas de sua geração. Nós gentilmente solicitamos que a privacidade da sua família, membros da banda e amigos próximos seja respeitada nesse momento difícil”.


Saiba mais

Quanto é a inflação para cada faixa de renda?


BOLSAS E CÂMBIO

As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta terça. Investidores do continente atuaram de olho na divulgação do PIB da Alemanha e nas ações de empresas do setor de mineração com a alta do minério de ferro no mercado internacional. Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,02% (471,80)
  • DAX (GDAXI): +0,33% (15.905,85)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,24% (7.125,78)
  • CAC 40 (FCHI): -0,28% (6.664,31)
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,07% (26.027,91)

Na Ásia, o dia foi de bons números para as bolsas do país. Os índices asiáticos subiram após o anúncio da aprovação integral da vacina Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 pela FDA, agência reguladora dos EUA, que gerou otimismo entre os investidores. Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): +2,46% (25.727,92)
  • KOSPI (KS11): +1,56% (3.138,30)
  • Shanghai Composto (SSEC): +1,07% (3.514,47)
  • Nikkei 225 (N225): +0,87% (27.732,10)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,09% (4.888,39)

Nos Estados Unidos, os índices de Wall Street subiram com investidores menos receosos com a perspectiva de recuperação da economia global. A Nasdaq teve o melhor desempenho do dia, renovando sua máxima histórica pelo segundo dia consecutivo. Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,09% (35.366,26)
  • S&P 500 (SPX): +0,15% (4.486,23)
  • Nasdaq Composto (IXIC): +0,52% (15.019,80)

No câmbio, o dia foi de queda do dólar e do euro nesta terça. Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: -2,20% (R$ 5,26)
  • Euro: -2,12% (R$ 6,18)

Imagem em destaque: Axios / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…