Internacional

Inflação na zona do euro renova recorde e atinge 8,6% nos últimos 12 meses

1 Minutos de leitura

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro chegou a 8,6% em junho, um novo recorde para a inflação da região. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat). 

Segundo o relatório da Eurostat, o maior fator de peso na inflação da região foi o avanço nos custos com Energia. O grupo foi responsável por 4,19 pontos percentuais da inflação da zona do euro, seguido por Alimentos, Bebidas e Tabaco (1,88 p.p.), Serviços (1,42% p.p.) e Bens Industriais Não Energéticos (1,15 p.p.). 

O avanço dos preços em junho, de 0,8%, ficou em linha com o esperado pelo mercado. A meta de inflação do Banco Central Europeu (BCE) para a zona do euro em 2022 é de 2%. 

Nesta quinta-feira (21), o BCE anunciará sua política monetária. Em junho, a autoridade monetária pan-europeia já havia anunciado a retirada dos estímulos fiscais à economia da região e, agora, o mercado projeta que a mesma deve iniciar o processo de aperto monetário. 

Para combater a inflação, resultado de uma pandemia que ainda impacta a economia global e uma guerra no leste europeu que compromete severamente a cadeia de distribuição de diversos produtos, é esperado que o BCE eleve os juros em 0,25 pontos percentuais nesta semana. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…