Internacional

Movimentação russa chama atenção no cenário internacional; Coreia do Norte volta a realizar testes nucleares neste ano

2 Minutos de leitura

Movimentação russa chama atenção no cenário internacional 
O que era apenas uma hipótese há alguns dias atrás tem cada vez mais se materializado, conforme informações prestadas por noticiários e analistas. Nota-se uma escalada gradual nas tensões regionais com a crescente movimentação de tropas russas na fronteira com a Ucrânia. Estimativas apontam que a região já possui cerca de 100 mil soldados posicionados, aguardando ordens do Kremlin para uma possível invasão. 

Os EUA afirmam que a Rússia vem preparando “operações de bandeira falsa” ou seja, que militares russos estariam forjando ataques da Ucrânia contra a Rússia e, por consequência disso, a Rússia teria a justificativa para responder militarmente.  

Dmitry Peskov, porta-voz do Presidente Vladimir Putin, afirma que essas acusações de invasão são falsas. 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinke, está na Alemanha para realizar uma série de encontros diplomáticos com o presidente da Ucrânia Vladimir Zelensky, em busca de soluções para a crise ocorrida na fronteira do país.  

O governo russo também anunciou que Sergei Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, agendou reunião com o secretário Blinken ainda para esta semana em Geneva, como tentativa de solucionar a questão por vias diplomáticas. 

Coreia do Norte volta a realizar testes nucleares 
 
Neste mês, a Coreia do Norte foi palco de 4 testes nucleares, segundo observadores internacionais. Países da região como a Coreia do Sul e Japão confirmaram que estes testes foram realizados. 

Pyongyang afirmou tratar-se de testes de mísseis táticos teleguiados. Eles foram realizados em direção à costa Oeste do país, no mar do Japão.  

Analistas afirmam que o governo norte-coreano acredita que estes tentes têm o objetivo de reiterar a posição do país como player no placo das relações internacionais. O seu poder de autodeterminação estaria em xeque desde a mudança de governo dos EUA, além do desejo de engajar os Estados Unidos na mesa de negociação. 


Saiba mais:
Petróleo atinge o maior preço em sete anos


A Coreia do Norte a ainda adiciona que os testes são para avaliar a viabilidade do uso de novos sistemas para os seus mísseis. Um deles seria um sistema hipersônico de mais difícil detecção por satélites americanos, que pode atingir até 10 vezes a velocidade do som. Este sistema estaria preocupando países como os EUA. 

Desde 2006 a Coreia do Norte vem tentando criar um arsenal de armas nucleares realmente efetivo. Historicamente, o desenvolvimento dessa tecnologia pelas forças armados do país conta apenas com 6 testes ao total. 
  

Betania Moser

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

42 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…