Notícias

Japão revisa crescimento econômico e PIB do segundo trimestre surpreende

1 Minutos de leitura

Embora a pandemia de COVID-19 tenha gerado impactos negativos no setor de consumo e serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu mais que o anteriormente divulgado. 

Segundo os dados divulgados, o crescimento econômico do país asiático ficou em 1,9% no segundo trimestre de 2021 na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Inicialmente, o crescimento divulgado no período era de 1,3%, com projeção de 1,6% pelos economistas. 

Quanto a comparação trimestral, o crescimento foi de 0,5% ante o primeiro trimestre de 2021. 

Segundo o Gabinete administrativo, que divulgou os dados nesta quarta-feira (08), os gastos de capital e um maior volume do setor industrial impulsionaram o bom desempenho da economia do país. 

“A recuperação do Japão está atrás da de outras economias avançadas, é preciso aguardar até pelo menos o começo do próximo ano para a plena recuperação da econômica”, disse Takeshi Minami, do The Norinchukin Bank. 


Saiba mais

Exportações de carne bovina para a China são suspensas


Embora o crescimento tenha surpreendido as previsões de economistas, o Japão ainda sofre as consequências da pandemia de COVID-19. O país abordou o avanço das infecções de maneira diferente da de países da Europa, por exemplo, mas o impacto foi forte. 

Além disso, a recente onda provocada pela variante Delta do vírus bota em cheque a retomada de toda a economia global, com a aplicação de novas medidas sanitárias nas principais potências. 

A gestão do Japão durante a pandemia foi amplamente questionada. Neste mês, o noticiário do país foi marcado pelo anúncio de renúncia de reeleição do primeiro-ministro, Yoshihide Suga, do partido Liberal Democrata (PLD). 

“Participar das eleições e administrar as medidas contra o coronavírus exigiria uma enorme quantidade de energia”, disse Suga à Reuters na semana passada. 

Suga foi primeiro-ministro do Japão por pouco tempo. Entrou em setembro de 2020 no lugar de Shinzo Abe, que renunciou por conta de problemas de saúde. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…