O mercado das embalagens para delivery cresceu muito neste ano, amparado principalmente por uma pandemia, que levou a um distanciamento social, aumentando o consumo através das compras online. Empresas como a Irani Papel e Embalagem S.A – uma das principais indústrias nacionais dos segmentos de papel para embalagem e embalagem de papelão ondulado – apontaram um balanço positivo no 3º trimestre, amparado por este crescimento do consumo.
Outro fator que contribuiu para o aquecimento do mercado foi o aumento de preços no trimestre. Destaca-se ainda que a cada US$ 1 que se consome em e-commerce, se consome sete vezes mais papelão ondulado do que no comércio tradicional.
Destacando os números apresentados no 3º trimestre, a Irani (RANI3), apresentou resultado financeiros positivo, que levam a perspectivas positivas. Entre julho e setembro deste ano, a indústria papeleira apresentou lucro líquido de R$ 77,8 milhões, um crescimento de 6,9% na comparação anual. O Ebitda – indicador financeiro que mostra o potencial de geração de caixa de uma empresa – subiu 10,4%, para R$ 55,6 milhões. Já a receita líquida teve alta de 9,4%, para R$ 261 milhões.
Ressalta-se que a Irani tem no mercado interno seu maior faturamento – algo entre 80% e 85%. Ela se apresenta também como uma empresa flexível, que se adapta a qualquer panorama.