Notícias

Nike anuncia a saída definitiva da Rússia

1 Minutos de leitura

A Nike anunciou nesta quinta-feira (23) que sairá definitivamente da Rússia, três meses após a companhia anunciar que estava suspendendo as operações no país em resposta à invasão na Ucrânia. 

“Nike tomou a decisão de sair do mercado da Rússia”, disse a companhia em comunicado. “Nossa prioridade é garantir que estamos apoiando integralmente nossos funcionários enquanto nós, responsavelmente, reduzimos nossas operações nos próximos meses”. 

A decisão acompanha o movimento de diversas companhias, como a McDonald’s e Google, de saída completa da Rússia após o governo de Putin promover uma invasão militar de grande escala na Ucrânia. Além disso, as companhias temem possíveis punições criminais caso algumas leis passem pelo parlamento russo. 

O movimento da gigante esportiva, porém, é quase puramente simbólico. Hoje, a Ucrânia e Rússia contribuem em 1% para as rendas totais da companhia. 

O início da guerra no leste europeu culminou na saída, ou suspensão de atividades, de diversas companhias importantes para o mercado consumidor russo. Entre elas, estão a Apple, Adidas, IBM e Intel. 

Boicotes de grandes companhias não atingem diretamente o Kremlin, mas visam isolar o país do mercado global de consumo. O banimento de diversos bancos russos do sistema SWIFT também busca o mesmo propósito. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…