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Open Banking completa 1 ano de implementação: entenda os próximos desafios 

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O Open Banking, sistema que revoluciona o compartilhamento de dados financeiros, completou um ano desde sua implementação no Brasil pelo Banco Central (BC). 

A implementação contou com quatro etapas, sendo que a quarta e última fase segue em sua efetivação. Cada uma das etapas contou com a aplicação de sistemas diferentes que pouco a pouco expandiram a tecnologia para todo o país. 

Atualmente, 821 instituições financeiras estão cadastradas no sistema. Desde sua implementação, segundo dados do portal do Open Banking Brasil, mais de 230 milhões de troca de informações entre as instituições foram feitas. Só em janeiro de 2022, esse número foi de 98,6 milhões. 

Para o Banco Central (BC), o Open Banking significa a criação de uma alta competitividade entre as instituições financeiras, que agora podem possuir dados bancários de milhões de consumidores diferentes. 

Segundo o próprio BC, o sistema “é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente”. 


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Entenda como o Open Banking deve trazer vantagens para os bancos, comércio e consumidores


Cada consumidor poderá receber ofertas de produtos bancários, como empréstimos e cartões de crédito, já que as instituições financeiras poderão “brigar” por este usuário. É importante ressaltar também que a adesão ao sistema é totalmente opcional para o cidadão, mas obrigatória para as grandes instituições financeiras. 

Embora os números de troca de informações, ou Applications Programming Interfaces (APIs), sejam promissores, o consumidor médio ainda não viu de forma clara as vantagens trazidas pelo sistema. Isso porque o primeiro ano do Open Banking foi focado na montagem de uma base sólida para o complexo sistema. 

A situação, porém, só deve melhorar no futuro com a implementação de novas ferramentas e funcionalidades. De acordo com o BC, estão marcados os lançamentos de novos produtos no ecossistema do Open Banking até setembro deste ano. 

Quando totalmente implementado, o sistema estará nas mãos das instituições financeiras e dos consumidores, que ainda devem passar por uma extensa fase de adaptação. 

No futuro, o Open Banking pode contribuir para a redução na média dos juros dos cartões de crédito e empréstimos, por exemplo. Além disso, facilitará o acesso do consumidor às informações acerca de melhores produtos e serviços das centenas instituições financeiras brasileiras. 

O futuro também é reservado para altos investimentos em tecnologias especializadas no compartilhamento de dados, deixando o sistema cada vez mais eficiente e veloz. Para isso, diversas startups devem ser criadas para fornecer exatamente esse tipo específico de serviço.

Juan Tasso - Smart Money

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