Notícias

Petróleo cai mais de 5% com recessão e alta dos juros no radar

2 Minutos de leitura

Os contratos de petróleo caíram mais de 5% na primeira metade desta sexta-feira (23) com um mercado digerindo os últimos ajustes de políticas monetárias e medos de uma recessão global. 

Os contratos do barril de brent, do Mar do Norte, estão sendo negociados a US$ 85 às 10h30 nesta sexta, com queda de 5,32%. 

O norte-americano West Texas Intermediate (WTI) também apresenta quedas de 4,85%, a US$ 79 por barril. 

Os últimos ajustes nas taxas de juros nos EUA, Reino Unido e Zona do Euro mandaram um sinal claro para o mercado de que a inflação segue sendo um grande problema e que recessões futuras podem acontecer. 

Nos EUA, o Fed ajustou as taxas em 75 pontos-base pela terceira vez consecutiva, sendo que o ajuste havia sido classificado como “atipicamente alto” por Jerome Powell na reunião de junho. 

O que se descobriu, porém, foi uma inflação mais disseminada e menos temporária que o previsto anteriormente, apesar nos recuos recentes no mercado energético que acabaram empurrando o IPC para baixo. 

Na Zona do Euro, a inflação de 9,1% em agosto fez o Banco Central Europeu (BCE) ajustar em 75 pontos-base as taxas de juros nesta semana. No Reino Unido, o ajuste promovido pelo Bank of England foi de 50 pontos-base. 


Saiba mais

BoE aumenta os juros do Reino Unido para a maior taxa em 14 anos


A crise energética se tornou o grande problema do continente, e há sinais que indicam que pode se estender para o ano que vem. Em países como Alemanha e Reino Unido, o governo precisou apoiar medidas que visam proteger os consumidores da alta severa dos preços, em especial ao do gás natural. 

Nesta sexta, os mercados também reagem, às quedas no Índice de Gerentes de Compras (PMI) das principais economias europeias. Na França, que havia registrado resultado industrial positivo no mês de julho (50,6 pontos), o PMI caiu para 47,8 pontos. 

A metodologia da pesquisa do PMI define que resultados acima de 50 pontos traduzem uma expansão no setor, enquanto abaixo disso significa uma retração na atividade. 

Na Zona do Euro, o resultado industrial preliminar caiu de 49,6 pontos para 48,5 pontos. No Reino Unido, o PMI foi de 47,3 pontos para 48,5 pontos. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…