Notícias

PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2022

1 Minutos de leitura

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,9% em 2022, apontam os dados divulgados nesta quinta-feira (02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB encerrou o ano passado em R$ 9,9 trilhões. 

O crescimento da economia brasileira foi alcançado através de avanços de 4,2% em Serviços e de 1,6% na Indústria. No período, a Agropecuária recuou 1,6%. 

No quarto trimestre de 2022, o PIB brasileiro recuou 0,2% ante o trimestre imediatamente anterior e avançou 1,9% ante o quarto trimestre de 2021.

Fonte: IBGE 

Em 2022, o PIB per capita ficou em R$ 46.154,60. O número representa um avanço real de 2,2% ante o PIB per capita registrado em 2021. 

Na base anual, houve ainda um avanço de 3,0% no Valor Adicionado a preços básicos e de 2,1% no volume de Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. 

Entre os três grandes grupos econômicos, o destaque ficou para Indústria, que cresceu 4,2% em 2022. O desempenho da indústria brasileira foi puxado pela boa performance dos setores de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (+10,1%) e da Construção (6,9%). 

Em Serviços, todas as atividades registraram crescimento na taxa anual. Outras atividades de serviços (11,1%) foi a maior alta, seguido por Transporte, armazenagem e correio (+8,4%) e Informação e comunicação (+5,4%). 

Na Agropecuária, que recuou 1,7% em 2022, o maior fator de pressão foi a queda de produção na Agricultura. Esta perda de produtividade no setor suplantou os ganhos da Pecuária e da Pesca no período.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…