Notícias

Posicionamento dos EUA contra a Huawei pode atingir a instalação do 5G no Brasil

2 Minutos de leitura

A Trade War promovida pelos Estados Unidos e a China, que causou o banimento total da Huawei do país norte-americano, deve prejudicar as tratativas para a instalação da tecnologia 5G no Brasil.

A guerra comercial entre as duas superpotências já se estende a anos, e ficou particularmente popular durante a administração do ex-presidente Donald Trump. Os Estados Unidos acreditam que a China, através de práticas comerciais ilegais, é uma ameaça ao mercado.

Mesmo com sinalização de que o governo de Joe Biden poderia ser um pouco mais flexível, a administração ampliou em 59 a lista de companhias chinesas banidas no país. Além de práticas comerciais ilegais, o governo norte-americano acusa as companhias chinesas de fornecerem informações para o exército chinês e Pequim.

Um dos maiores impactos causados pela Trade War é o banimento da atuação da Huawei na instalação da tecnologia 5G nos EUA. A tecnologia chinesa é considerada mais barata que as demais.

Diplomaticamente, o Brasil não ficou de fora da disputa comercial, mas ficou relativamente neutro. Embora dependa da economia dos dois países, o Planalto já se posicionou favorável às decisões anti-China dos Estados Unidos. Mesmo assim, a previsão é que o país use a tecnologia da Huawei para a instalação de torres 5G.

Essa decisão não agradou o governo de Joe Biden.


Saiba mais

Governo Bolsonaro decide se juntar aos EUA contra a Huawei


No início de junho deste ano, o governo brasileiro promoveu uma viagem para os Estados Unidos, contando com nomes como os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem.

Chefiada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, a viagem tinha como objetivo a visita em diversas agências de inteligência do país, para que a coletiva brasileira conhecesse um pouco mais a respeito das redes privativas de comunicação.

Segundo apurações da Folha de São Paulo, a intenção é a criação de uma rede privada para uso do governo federal. Isso, em teoria, agradaria ambos a China e Estados Unidos, pois manteria a Huawei apenas no âmbito comercial.

Mesmo assim, segundo a apuração do jornal, a resposta à coletiva de Faria foi de uma alerta para possíveis brechas e ameaças ao sistema comercial do país. A pressão dada pelo governo Biden pode indicar que o Brasil tenha que fazer um pouco mais que ficar entre a China e os EUA.

Por aqui, os leilões para a nova tecnologia do mercado já foram aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sem qualquer restrição imposta à Huawei.

Do lado das operadoras, a importação da tecnologia 5G da companhia chinesa é um ponto muito positivo, justamente pelo baixo custo. Os leilões, porém, ainda precisam da caneta do Tribunal de Contas da União (TCU), e estão sem data marcada.

Foto: Huawei / Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…