Notícias

Produção industrial cresce 1,4% em maio após três meses seguidos de quedas

1 Minutos de leitura

De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do país cresceu em 1,4% no mês de maio na comparação com o mês de abril. Os dados indicam que a produção industrial do país vem tentando se recuperar dos impactos causados pela pandemia de COVID-19.

É o segundo saldo positivo do setor industrial no ano. Em janeiro, o índice havia crescido em 0,3% na comparação mensal, seguido de três meses de retração no setor.

“Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria cresceu 24,0% em maio de 2021, nona taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação e a segunda mais elevada desde o início da série histórica”, destaca o IBGE.

Confira a série histórica da produção industrial do país:


Saiba mais

PIB cresce 1,2% no primeiro trimestre, ficando acima das projeções


“Duas das quatro das grandes categorias econômicas e a maior parte dos 26 ramos pesquisados mostraram crescimento na produção. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por produtos alimentícios (2,9%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,0%) e indústrias extrativas (2,0%)”, destaca a pesquisa.

Bens de consumo semi e não-duráveis cresceram em 3,6% na comparação com o mês anterior, enquanto que bens de capital subiram 3,1%. O crescimento nos dois grupos interrompeu a trajetória de queda dos últimos três meses.

“Por outro lado, os setores produtores de bens de consumo duráveis (-2,4%) e de bens intermediários (-0,6%) apontaram os resultados negativos nesse mês, com o primeiro marcando o sexto mês seguido de recuo na produção e acumulando nesse período perda de 16,2%”, diz o IBGE.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…