Notícias

Reforma Administrativa: União, estados e municípios podem ter até 1 milhão de cargos disponíveis para a livre nomeação

1 Minutos de leitura

De acordo com um levantamento publicado pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle (Conorf), entidade do Senado Federal, com a reforma administrativa, a União, estados e municípios podem chegar a ter mais de 1 milhão de cargos disponíveis para a livre nomeação.

O valor deve representar um aumento de pelo menos 207 mil comparado com os dados atuais.

“Com a alteração proposta pela PEC 32/20 (reforma administrativa), o número de cargos ocupados por indicações políticas pode chegar a em torno de 1 milhão considerando as três esferas, sendo 90 mil apenas no Executivo federal” disse o consultor legislativo Vinícius Leopoldino do Amaral, autor do estudo, ao O Globo.

De forma direta, a alteração à PEC retira as necessidades constitucionais atualmente vigentes, transformando cargos reservados à servidores em cargos de liderança e assessoramento. Ou seja, libera o caminho para contratações sem concurso público.

Para setores jurídicos, a alteração deve favorecer as nomeações “não-técnicas” para cargos públicos. Segundo o autor do estudo da Conorf, essa alteração favorece o “patrimonialismo” e sobe o risco de corrupção.

O relator da proposta, Arthur Maia (DEM-BA), se pronunciou de forma contrária a mudança:

“Essa questão que está sendo colocada na proposta de trazer para os cargos de chefia a condição de livre nomeação, eu me associo a todos aqueles que entendem que esse ponto deve ser modificado. Não há razão para favorecer o aumento da intromissão indevida da política na administração pública”, disse o relator nesta segunda-feira (22).

Segundo ele, esse ponto específico do texto deve ser retirado: “O nosso relatório irá modificar esse ponto ou manter como é hoje: separando cargos de chefia de cargos em comissão”, disse.


Saiba mais

Reformas precisam avançar para manter investidores estrangeiros


Em nota, o Ministério da Economia disse que a mudança não representa indicações políticas:

“Ao contrário: o texto prevê expressamente que mesmo para os cargos de liderança e assessoramento deverão existir critérios mínimos de acesso e que a ocupação desses cargos observará regras mínimas comuns a todos os entes e Poderes”, diz a nota.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…