Notícias

Serasa: pedidos de recuperação judicial caem 24,5% no 1º semestre de 2021

1 Minutos de leitura

De acordo com dados publicados pelo Serasa Experian nesta terça-feira (27), os pedidos de recuperação judicial no país diminuíram em 24,5% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a pesquisa, no total, 454 pedidos de recuperação judicial foram feitos nos primeiros seis meses do ano, menor número acumulado desde 2014, quando ficou em 414.

“A retomada econômica obtida no primeiro trimestre deve continuar se fortalecendo, o que impacta positivamente esse cenário. Além disso, a expansão do mercado de crédito brasileiro foi essencial para manter os negócios em operação. Um terceiro fator são as linhas de renegociação, que seguem crescendo e ajudando a afastar os empresários da insolvência”, disse Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

No primeiro semestre de 2020, as empresas sentiram o baque do início da pandemia de COVID-19 no país, que paralisou serviços, provocou isolamento social e medidas de contenção da doença.


Saiba mais

IBGE: setor de serviços acelera 1,2% em maio e volta aos níveis pré-pandemia


Das companhias pesquisadas, as micro e pequenas empresas representaram 312 pedidos. As médias representam 97, e as grandes, 45.

De acordo com o Serasa, o setor de serviços foi o que teve o mais baixo desempenho, com 238 pedidos no período. A indústria foi a menos afetada, com 73 pedidos. Quanto ao comércio, os pedidos somaram 96.

Na comparação com o primeiro semestre de 2020, as requisições por falências cresceram 2,9%, atingindo 468 pedidos.

A tendência é que o segundo semestre de 2021 também apresente uma queda nos pedidos por recuperação judicial ante o mesmo período do ano passado. Tudo isso é impulsionado pela recuperação da economia após baque da pandemia, medidas de restrição mais brandas e avanços na vacinação em massa.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…