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5G: como a nova tecnologia impacta no mercado de celulares; Big Techs e a regulamentação ao redor do mundo

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5G: como a nova tecnologia impacta no mercado de celulares

Na China, a percentagem de vendas de smartphones que possuem o 5G, aumentou consideravelmente, com um valor de 63%, acima dos números registrados ao redor do globo, que está na casa dos 40%, segundo informações liberadas pela CAICT, a Academia de Comunicações da China. 
O número de usuários do país que compraram smartphones no ano passado compatíveis com a tecnologia aumentou para 266 milhões, segundo fontes oficiais. 

Estudos realizados pela PwC, transnacional de consultoria, demonstram que o 5G irá impactar drasticamente na economia da China, até o ano de 2030. A pesquisa afirma que as pessoas que a irão contribuir com um total de 1 trilhão de dólares para o PIB ao redor do mundo. 

O 5g tem a intenção de impactar em vários setores da sociedade como por exemplo, setores de saúde, com a possibilidade de telecirurgias, diagnóstico remoto, entre outros benefícios. O aumento da demanda de aparelhos no mercado fez com que o valor diminuísse para os consumidores. 
 

Big Techs e a regulamentação ao redor do mundo  

As chamadas, Big Techs, que são as empresas gigantes da tecnologia mundial, vem ganhando cada vez mais espaço na economia. Elas são a Apple, Microsoft, Alphabet, Amazon e Meta. 
 Além da expressividade econômica, novas discussões vem tomando destaque no que tange o compliance das redes ao redor do planeta.  

Dominando a economia global, elas são as corporações com o maior valor de mercado atualmente, e estão na casa de US$ 9,31 trilhões. 
 
Por esse motivo diferentes regiões como a Asia, Europa e EUA discutem o comportamento dessas companhias quanto a outras empresas de tecnologia de tamanho bem inferior e que ainda estão em crescimento, e de fato, não conseguem ter a vantagem competitiva frente a elas.


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Algumas dessas medidas tem o objetivo de frear a sua autopromoção em suas próprias plataformas. Em termos éticos a preocupação é relacionada também a privacidade. O Google, que pertence a Alphabet concordou em rever a necessidade do uso de cookies, que identificam a forma como os usuários se comporta em suas redes, o chamado user experience (a experiência do usuário). 

Essas empresas têm acesso ao comércio digital de compra e venda online, serviço de streaming e ebooks, além de outras comodidades que atraem muito o consumidor de produtos e serviços atualmente.  
Entretanto o receio de alguns analistas é que essas restrições possam refrear a liberdade de alguns usuários de suas contas internamente. Discussões como a de “Neutralidade da Rede” tem cada vez mais tomado as pautas de discussão, assim como o “Marco Regulatório” da internet. 

Betania Moser

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