Smart Tech

Meta anuncia mais 10 mil demissões e corte de 5 mil vagas

2 Minutos de leitura

A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que cortará mais 10 mil funcionários nos próximos meses e mais de 5 mil vagas serão suspensas. As rodadas podem já começar nesta semana. 

Segundo a companhia, os cortes fazem parte do plano de reestruturação da empresa. No início do ano, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, havia dito para analistas que 2023 era o ano da “eficiência”. 

Em 2022, os custos operacionais da companhia ficaram em US$ 25,8 bilhões no quarto trimestre, um saldo de 22% na base anual. Por isso uma variedade de projetos a serem desenvolvidos pela Meta também serão cancelados. 

É a segunda vez que a Meta cortes em massa na base de funcionários. Em novembro do ano passado, 11 mil funcionários, cerca de 13% do total da companhia, foram demitidos. 

Na época, Zuckerberg havia lamentado pelo momento “difícil”:

“A desaceleração macroeconômica e o aumento da concorrência fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava”, disse o CEO em uma mensagem para os funcionários. “Sei que isso é duro para todos, e sinto muito especialmente por aqueles que serão afetados”. 


Saiba mais

Inflação dos EUA desacelera e sobe 6% anualmente em fevereiro


A Meta não é a única companhia do setor tech enfrentando ondas de demissões em 2023. Até o momento, segundo a plataforma Layoffs.fyi, mais de 128 mil pessoas já foram cortadas dos seus postos de trabalho. 

Trata-se de um momento desfavorável para as companhias do setor, em especial as startups. Com a alta nas taxas de juros nas principais economias, o mercado de risco acaba se tornando cada vez menos atrativo para investidores. 

Apesar de ainda ser o maior ecossistema de mídias sociais do planeta, a Meta vem enfrentando uma pesada concorrência com plataformas como o TikTok, da ByteDance. O Facebook, por exemplo, não consegue a mesma retenção da população jovem no mesmo ritmo que o rival chinês. 

Além disso, as recentes atualizações de segurança da Apple sufocaram o uso de dados de usuários para a realização de propaganda direcionada. Essa funcionalidade é chamada de App Tracking Transparency (ATT), presente nas atualizações mais recentes do iOS desde 2021. 

Para piorar a situação, as apostas da Meta no Metaverso, conceito apresentado como o futuro da tecnologia por Mark Zuckerberg, só deram prejuízo. Hoje, a companhia tenta alcançar a Microsoft e a Google na corrida por modelos eficientes de OpenAI, como o ChatGPT. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Smart Tech

Demissões no setor tech em 2023 já ultrapassam as de 2022

3 Minutos de leitura
O volume de demissões no setor tech global em 2023 já ultrapassou, no início de abril, o número de cortes de funcionários…
Smart Tech

Demissões em massa no setor tech; o que aconteceu?

4 Minutos de leitura
“Estou devastado, triste e com raiva”. Foi assim que um dos mais de 12 mil funcionários cortados pela Google na sexta-feira (24)…
Smart Tech

SNAP: Controladora da Snapchat despenca 38% após divulgar resultados trimestrais

2 Minutos de leitura
A Snap (SNAP), popularmente conhecida pelo seu aplicativo de rede social de fotos, Snapchat, passa por um péssimo ano.  Com a divulgação…