Smart Tech

Banco da Rússia diz que quer banir todas as transações com criptomoedas no país

1 Minutos de leitura

O Banco da Rússia, em um relatório intitulado “Negociações com criptomoedas: tendências, riscos e medidas” apresentado nesta quinta-feira (20), recomenda que o país proíba toda e qualquer transação envolvendo criptomoedas no país. 

O relatório foi apresentado durante uma conferência realizada online com a diretora do Departamento de Estabilidade Financeira do Banco da Rússia, Elizaveta Danilova. 

Caso o governo do país atenda as recomendações do banco, a Rússia seguirá os passos da China, que baniu as criptomoedas decentralizadas em setembro do ano passado. 

As mesmas justificativas usadas pelo governo chinês foram apontadas no relatório apresentado pelo Banco da Rússia. As criptomoedas, segundo o documento, são muito voláteis e permitem a realização de operações ilegais, como as fraudes financeiras. 

Além disso, segundo o banco, as criptomoedas representam um risco ambiental por conta dos processos de mineração dos ativos digitais que consomem altos níveis de energia elétrica. 


Saiba mais

Banco Central chinês declara ilegal todas as transações com criptomoedas


Embora medidas mais duras tenham partido da Rússia e China, com países como a Índia também estudando possíveis banimentos, o uso de ativos digitais decentralizados é uma preocupação de instituições monetárias de todo o mundo. Os governos temem que o uso de criptomoedas tão voláteis prejudique, eventualmente, o funcionamento do sistema financeiro. 

Caso a mineração de criptomoedas seja efetivamente proibida no país, o impacto sobre os ativos deve ser severo, já que a Rússia é o terceiro país que mais registra criptos na blockchain, sendo responsável por 13,6% no total. 

Hoje, o maior destino da mineração dos ativos digitais é os Estados Unidos, com 42,7% do total, seguido por Cazaquistão, com 21,9%. 

Imagem: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Smart Tech

Demissões no setor tech em 2023 já ultrapassam as de 2022

3 Minutos de leitura
O volume de demissões no setor tech global em 2023 já ultrapassou, no início de abril, o número de cortes de funcionários…
Smart Tech

Meta anuncia mais 10 mil demissões e corte de 5 mil vagas

2 Minutos de leitura
A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que cortará mais 10 mil funcionários nos próximos meses e mais de 5 mil vagas…
Smart Tech

Demissões em massa no setor tech; o que aconteceu?

4 Minutos de leitura
“Estou devastado, triste e com raiva”. Foi assim que um dos mais de 12 mil funcionários cortados pela Google na sexta-feira (24)…