Smart Tech

Facebook reporta queda no número de usuários ativos e ações despencam 

1 Minutos de leitura

As ações da Meta (FB), empresa mãe da rede social Facebook, caíram mais de 22% no pré-market desta quinta-feira (03). O pessimismo intenso do mercado com a maior rede social do planeta acontece após a apresentação de resultados da companhia para o quarto trimestre de 2021. 

O lucro líquido da Meta foi de US$ 10,29 bilhões no quarto trimestre do ano, queda de 8% comparado com o mesmo período do ano passado. Os lucros por ação despencaram 5%, a US$ 3,67. 

É também a primeira vez, desde a fundação em 2004, que a companhia registra queda no número ativo de usuários nas plataformas de redes sociais. De acordo com os dados do quarto trimestre, o Daily Active Users (DOU) caiu para 1,929 bilhão. A queda é de 1 milhão de usuários ativos. 

Uma das grandes preocupações dos investidores é com profundas mudanças no mercado de publicidade nas redes sociais. Ano passado, a Apple anunciou que desativará os chamados “trackers”, que compilam dados de usuários e os distribuiu para múltiplos aplicativos, nos seus aparelhos. 

Os dispositivos da Apple, que usam o iOS como sistema operacional, são os mais utilizados nos Estados Unidos, passando de 65% do número total de usuários de smartphones. Como o uso de trackers era essencial para as ferramentas de advertising de redes sociais como o Facebook, o impacto da mudança das políticas de privacidade deve ser intenso. 


Saiba mais

TikTok é a marca que mais cresceu em 2021, diz pesquisa


As promessas de Mark Zuckeberg para o que ele chamou de Metaverso também levam um mar de incertezas para os investidores, que ainda não viram retornos sólidos nas apostas recentes da Meta em Realidade Virtual (RV). 

A concorrência também ficou mais intensa nos últimos anos. Embora as plataformas do Facebook, como WhatsApp e Instagram, sejam as mais usadas mundialmente, plataformas como o TikTok, Snapchat, Twitter e aplicativos locais como o sul-coreano Kakao. 

Mesmo assim, para Mark Zuckerberg, os resultados de crescimento da companhia não ficaram aquém do esperado, e que ferramentas como o Reels pavimentaram um bom caminho para a geração de grandes lucros. 

Imagem: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Smart Tech

Demissões no setor tech em 2023 já ultrapassam as de 2022

3 Minutos de leitura
O volume de demissões no setor tech global em 2023 já ultrapassou, no início de abril, o número de cortes de funcionários…
Smart Tech

Meta anuncia mais 10 mil demissões e corte de 5 mil vagas

2 Minutos de leitura
A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que cortará mais 10 mil funcionários nos próximos meses e mais de 5 mil vagas…
Smart Tech

Demissões em massa no setor tech; o que aconteceu?

4 Minutos de leitura
“Estou devastado, triste e com raiva”. Foi assim que um dos mais de 12 mil funcionários cortados pela Google na sexta-feira (24)…