Smart Tech

SEC investiga Elon Musk por manter em segredo suas ações do Twitter 

2 Minutos de leitura

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) está investigando o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX, por seu comportamento durante o processo de compra do Twitter por ele. A SEC questiona o timing em que Musk anunciou o acordo para compra da empresa, uma das redes sociais mais populares do mundo. 

Em documento enviado para o empresário, a autarquia norte-americana questiona ainda os motivos de Musk não ter enviado a documentação necessária para anunciar a sua participação na empresa. A carta em questão diz respeito à compra de ações feitas por ele ainda em março, antes de o bilionário se tornar o segundo maior acionista individual da companhia. 

Segundo as normas da SEC, a fatia de Musk no Twitter ultrapassou os 5% no dia 14 de março e o bilionário teria então 10 dias para tornar a sua participação na empresa pública. Ao manter sua participação na companhia em segredo, Elon Musk teria manipulado o preço dos papéis da companhia na bolsa. 

A SEC entrou em ação pois um grupo de investidores da plataforma se considera lesado por conta do sigilo mantido pelo empresário. A acusação alega que Musk economizou US$ 156 milhões ao manter sua fatia do Twitter em segredo, uma vez que ele só anunciou sua participação na empresa em abril, quando já possuia 9,2% das ações do Twitter. 

O grupo de investidores alega ainda que Musk está manipulando o mercado ao esperar para dar seguimento no processo de compra do Twitter. O bilionário argumenta que só finalizará o acordo quando a plataforma mostrar que os bots e contas falsas não são um problema para a empresa.


Saiba mais 

Eletrobras lança oferta de ações, papéis chegam à Bolsa no dia 13 de junho


Desde o início de abril, as os papéis do Twitter (NYSE: TWTR) estão entre os mais voláteis em Wall Street. As ações da empresa alcançaram máximas no ano após Musk anunciar os planos de comprar 100% do capital social da mesma, mas derreteram no último dia 13 de maio quando o bilionário anunciou a suspensão do processo de compra da plataforma. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Smart Tech

Demissões no setor tech em 2023 já ultrapassam as de 2022

3 Minutos de leitura
O volume de demissões no setor tech global em 2023 já ultrapassou, no início de abril, o número de cortes de funcionários…
Smart Tech

Meta anuncia mais 10 mil demissões e corte de 5 mil vagas

2 Minutos de leitura
A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que cortará mais 10 mil funcionários nos próximos meses e mais de 5 mil vagas…
Smart Tech

Demissões em massa no setor tech; o que aconteceu?

4 Minutos de leitura
“Estou devastado, triste e com raiva”. Foi assim que um dos mais de 12 mil funcionários cortados pela Google na sexta-feira (24)…