O TikTok foi a marca que mais cresceu em 2021, diz um relatório da Brand Finance. De acordo com o ranking, a rede social chinesa inflou em 215% em valor de marca no ano passado, à frente de grandes empresas como a AMD, Twitter, Snapchat e NVidia.
O valor de marca do TikTok subiu de US$ 18,7 bilhões para US$ 59 bilhões em 2021. Atualmente, é um dos aplicativos mais baixados das lojas virtuais da Apple e Google, se consolidando entre as maiores redes sociais do planeta.
A lista apresenta uma tendência compreensível se considerarmos que 2021 foi uma no marcado pela pandemia de COVID-19, com a descoberta de novas variantes e novas medidas de restrição impostas nos países. Com o isolamento social, a produção de conteúdo em redes sociais explodiu durante os últimos dois anos.
Das 10 marcas que mais cresceram em 2021, quatro são redes sociais. A grande surpresa da lista fica para a companhia sul-coreana Kakao, aplicativo de chat pessoal do mesmo formato do WhatsApp que cresceu 161% em 2021, chegando a um valor de US$ 4,7 bilhões.
Para a Brand Finance, o consumo de mídia explodiu durante a pandemia de COVID-19, mas não só isso: a forma como consumimos fundamentalmente mudou durante esse processo.
“Para conseguir competir nesse mercado em evolução, empresas de mídia investiram pesado na sua marca – com aquisições de conteúdo via experiência do usuário”, diz a pesquisa. “O crescimento meteórico do TikTok é prova no “pudim” – a marca foi de uma relativa obscuridade para um renome internacional em poucos anos e mostrando pouco sinal de desaceleração”.
Saiba mais
Atualizção do Instagram entra em teste nos EUA
Com a explosão significativa do TikTok, a marca é, atualmente, a 18ª colocada entre as 500 maiores marcas no ranking da pesquisa. A maior delas segue sendo a Apple, com US$ 355,1 bilhões. Em seguida, aparecem a Amazon (US$ 350,3 bilhões), Google (US$ 263,4 bilhões) e Microsoft (US$ 184,2 bilhões).
Das 25 maiores marcas do ranking, 11 são da China e 9 são dos Estados Unidos. Entre as companhias chinesas, estão o ICBC (US$ 75,1 bilhões), Huawei (US$ 71,2 bilhões), China Construction Bank (US$ 65,5 bilhões) e WeChat (US$ 62,3 bilhões).
O grande setor de tecnologia é o maior do ranking, acumulando US$ 1,3 trilhão em valor de marca. Segundo a pesquisa, porém, Apple, Microsoft e Samsung concentram mais de 50% de valor do ramo.
A pesquisa ressalta também o grande salto de 46% do setor de varejo, que passou da linha de US$ 1 trilhão de valor de marca.
“A impressão inicial é de que o lockdown teria feito o varejo sofrer, mas aqueles que mostraram uma agilidade de adaptar e usar tecnologias impressionaram com ganhos sólidos”, disse David Haigh, CEO da Brand Finance. “A transformação da indústria para competir com as necessidades dos consumidores plantou semente para prosperidades de curto e longo prazo”.
Foto: Shutterstock