Notícias

‘Super Quarta’: quais as expectativas do mercado para as decisões de Copom e Fed?

2 Minutos de leitura

Acontece hoje (03) mais uma edição da ‘super quarta’. A expressão é usada quando as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) — no Brasil — e do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) — nos Estados Unidos — acontecem nos mesmos dias.

Por diferentes fatores, os comitês dos BCs brasileiro e americano se encontram bastante pressionados em maio. Enquanto o Governo Federal e o Banco Central trocam farpas sobre o atual valor da Selic, nossa taxa básica de juros, o Federal Reserve se vê contra a parede com a crise bancária voltando a fazer parte do noticiário no mercado financeiro.

Mas o que deve acontecer nesta quarta-feira?

No Brasil, é difícil imaginar que o Copom faça qualquer alteração no valor da Selic nesta reunião. Os juros permanecem em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado, quando o comitê encerrou um ciclo de aperto monetário de 18 meses.

O Copom sinalizou na última reunião, inclusive, que um novo aumento dos juros não estava descartado para 2023. O mercado não enxergava, até então, um corte na Selic acontecendo antes do último trimestre do ano.

Este cenário mudou, com alguns especialistas chegando a apontar que o primeiro corte nos juros pode acontecer já na reunião de junho do comitê. A desaceleração da inflação e o desempenho acima do esperado pelo IBC-Br — a ‘prévia do PIB’ — ajudaram na revisão positiva das projeções.

Na semana passada, porém, em sessão no Senado, o presidente do BC Roberto Campos Neto voltou a defender o alto patamar da taxa de juros. Segundo ele, os núcleos da inflação continuam elevados e a desaceleração do IPCA ocorre lentamente.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Fed se encontra mais uma vez pressionado com a ameaça de uma crise financeira batendo na porta. A falência do First Republic Bank, que teve seus ativos adquiridos pelo JP Morgan, voltou a ligar o sinal de alerta para a situação do setor bancário no país.

Segundo o Monitor de Taxa de Juros do portal Investing, 89% dos especialistas apostam em um aumento de 25 pontos-base nos EUA, que levaria os juros na maior economia do mundo para a faixa de 5,00% a 5,25% ao ano. 10% dos especialistas apostam em uma manutenção dos juros entre 4,75% e 5,00% ao ano.

Mais importante do que a decisão do FOMC, no entanto, são possíveis sinalizações para as próximas reuniões do comitê. O mercado espera entender hoje, no comunicado de Jerome Powell, os planos do BC americano para os juros — se novos aumentos podem acontecer, quando as taxas podem cair, etc.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…