Notícias

Vendas no varejo recuam -3,1% em agosto após quatro meses de alta

1 Minutos de leitura

 De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pela manhã, as vendas no setor de varejo brasileiro recuaram -3,1% no mês de agosto frente ao mês imediatamente anterior. Em julho, o volume de vendas havia crescido 2,7%. 

Com o resultado deste mês, a evolução do índice de média móvel trimestral para o varejo, depois do aumento de 1,3% no trimestre encerrado em julho, teve variação de -0,5% no trimestre encerrado em agosto. 

 
“Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas apresentou queda de 2,5% em relação a julho de 2021, após aumento de 1,1% registrado no mês anterior”, disse o IBGE. 

Na série sem ajuste e na comparação com agosto do ano passado, a queda nas vendas do varejo foi de -4,1%. Neste caso, o varejo registrou aumento de 5,1% no período de janeiro a agosto contra 6,6% registrado de janeiro a julho. 

“O comércio varejista ampliado, frente a agosto de 2020, registrou 0,0% de variação após cinco meses de taxa positivas. Assim, o varejo ampliado obteve 9,8% no indicador acumulado no ano de 2021 contra 11,4% no mês anterior”, disse o IBGE. 

Considerando o recuo de –3,1% no comércio varejista com ajuste sazonal, seis das oito atividades pesquisas apresentaram variação negativa, sendo que as principais variações vieram de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,0%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,7%). 


Saiba mais

IBGE: inflação desacelera e fica em 0,87% em agosto


 
Considerando a queda de –4,1% comparado com o mesmo mês no ano anterior, quatro das oito atividades estudadas sofreram variação negativa, com destaques para Móveis e eletrodomésticos (- 19,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-9,1%), Hipermercados, supermercadosprodutos alimentíciosbebidas e fumo (-4,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,7%). 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…