O volume de vendas no varejo brasileiro cresceu 1,1% em setembro de 2022 ante o mês anterior – agosto. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ficaram bastante acima das projeções do mercado, que esperava uma alta de 0,2% nas vendas.
Na comparação anual, frente a setembro de 2021, o crescimento no setor varejista foi de 3,2% – também bastante acima da alta de 1,4% projetada pelo mercado. As vendas no varejo acumulam agora alta de 0,8% em 2022 e uma retração de 0,7% nos últimos 12 meses.
Seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram taxas positivas em setembro de 2022, sendo elas: Livros, jornais, revistas e papelaria (+2,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+1,7%), Combustíveis e lubrificantes (+1,3%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,2%), Tecidos, vestuário e calçados (+0,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (+0,6%).
Móveis e Eletrodomésticos (-0,1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%). No comércio varejista ampliado, que inclui Veículo e motos, partes e peças (-0,1%) e Material de construção (0,0%), ambas as atividades ficaram estáveis em setembro ante agosto.
O IBGE destaca que o agrupamento Combustíveis e lubrificantes subiram 34,8% em setembro de 2022 ante o mesmo período do ano passado. Em amplitude, esta é a maior variação da série histórica no setor, em alta por oito meses consecutivos no varejo brasileiro.
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