Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quarta-feira (13)

5 Minutos de leitura

Os mercados globais estão de olho na votação do impeachment de Donald Trump na Câmara de Representantes, que deve acontecer ainda hoje. Diversos republicanos já sinalizaram votar a favor do processo, e a maré parece estar mudando no Senado.

Domingo é um dia importante para o avanço das vacinas no Brasil. A Anvisa deve divulgar a resposta a dois pedidos de uso emergencial no Brasil.

Estes e outros destaques você confere agora.

VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT DE TRUMP ACONTECE HOJE NA CÂMARA DE REPRESENTANTES DOS EUA

A votação do processo de impeachment do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acontece hoje na Câmara de Representantes. Se for aprovado, será a segunda vez que a Câmara aprova o afastamento de Trump do cargo mais importante do país. Em 2019, esse processo foi barrado pelo Senado.

A invasão no Capitólio foi o fator decisivo para os democratas começarem articulações para afastar Trump da presidência. Até ontem, a oposição trabalhava com três possibilidades: uso da 25ª Emenda, impeachment, ou renúncia do presidente.

Ontem, a Câmara aprovou pedido de uso da 25ª Emenda do país, que afastaria Trump da presidência. O ato, porém, depende do apoio do vice-presidente Mike Pence e de membros do Gabinete. Ainda ontem, Pence sinalizou que não vai usar a Emenda para afastar Trump, dizendo ser inconsistente com a Constituição do país.

Com a possibilidade de uso da 25ª Emenda descartada, a Câmara vota hoje o pedido de impeachment do presidente. Trump já perdeu apoio de vários líderes republicanos, e parece que o pedido não vai passar com dificuldades. O desafio do processo, porém, está no Senado.

Embora o Senado tenha barrado o processo de impeachment em 2019, a maré parece ter mudado. Ontem, o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, disse a associados que acredita que Trump cometeu ofensas que justificam o processo, e que a votação será um grande passo para eliminar o “Trumpismo” do partido republicano.

Segundo um senador republicano ouvido pela CNN, se “Mitch votar ‘sim’, é o fim de Trump”.

Enquanto a oposição articula o afastamento, Trump já sinalizou que não pretende renunciar. Ontem, em sua primeira coletiva de imprensa depois dos ataques no Capitólio, o presidente disse que seu discurso daquele dia “foi apropriado”, mas que condena a violência que sucedeu.

A administração de Trump termina no dia 20 deste mês, na quarta-feira que vem. Trump não pretende participar da cerimônia de posse de Joe Biden.

ANVISA DECIDE NO DOMINGO SOBRE PEDIDO EMERGENCIAL DA CORONAVAC E VACINA DE OXFORD

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir sobre pedidos de uso emergencial das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca no domingo (17). Ambos foram enviados para análise na sexta-feira (8). Domingo (17) é o penúltimo dia de um limite de 10 dias de tempo de análise.

De acordo com dados da Anvisa, cerca de 5,47% dos documentos necessários sobre a CoronaVac não foram enviados pelo Instituto Butantan, mas 40,07% da análise total já foi concluída. A Anvisa disponibiliza um painel com o andamento das análises das vacinas.

Ontem, o Instituto Butantan revelou que a eficácia global da CoronaVac é de 50,38%. O anúncio foi feito de forma confusa, dando a impressão que o dado, que é ótimo, é comprometedor.

O que os 50,38% significam?

A confusão sobre a eficácia da vacina não é de agora. É natural que se acredite que o número representa um dado direto de quem vai pegar o vírus versus quem não vai. Com o anúncio de vacinas, como da Pfizer (PFE) acima dos 90% de eficácia, muitos perdem o otimismo com a vacina da CoronaVac, de 50,38%. Os dados, porém, são ótimos.

Dois grupos foram estudados para encontrar a eficácia da vacina CoronaVac. Em relação aos dados do primeiro grupo, que não tomou a vacina:

  • 3,6% das pessoas que não tomaram a vacina contraíram o vírus;
  • Destes 3,6%, 81,5% tiveram a versão muito leve do vírus, sem a necessidade de qualquer tipo de acompanhamento médico;
  • Ainda destes 3,6%, 18,5% tiveram versão leve, moderada ou grave da doença.

Em relação ao grupo que tomou a vacina:

  • 1,8% das pessoas que tomaram a vacina testaram positivo para COVID-19. É daqui que saiu o número de 50,38% de eficácia global. De 3,6% do grupo que não tomou a vacina para 1,8% do grupo que tomou;
  • Destes 1,8% que tomaram a vacina, 92% das pessoas tiveram uma versão muito leve da doença, sem a necessidade de qualquer tipo de acompanhamento médico;
  • Ainda destes 1,8%, 8% tiveram versão leve da doença. Não foram registrados casos moderados ou graves, que necessitem internação.

Em resumo, o número da eficácia global de 50,38%, calculada com a porcentagem de pessoas que testaram positivo, acaba deixando para trás um fato importante: pelos dados publicados pelo Butantan, a vacina anula a possibilidade de casos moderados ou graves da doença. E, com isso, evitando óbitos e superando as dificuldades de saturação das UTIs.


Saiba mais

Vitória de Biden anunciada em meio a manifestação de apoiadores de Trump


AGENDA

Às 9h: dados sobre o volume de serviços referente ao mês de novembro são divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

BOLSAS E CÂMBIO

A alta nos novos casos de COVID-19 em vários países da Europa provocou quedas e resultados magros nos principais índices do continente. As consequências econômicas imediatas de novas medidas de restrição e lockdowns pesaram mais que o otimismo do início da vacinação da população.

Além disso, a apreensão sobre a votação do Impeachment de Donald Trump nos Estados Unidos causa uma instabilidade que não é positiva para o mercado.

Às 8h10 da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,06%, indo a 408,86 pontos
  • DAX (GDAXI): -0,06%, indo a 13.917,25 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +0,04%, indo a 6.756,85 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,15%, indo a 5.659,26 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,09%, indo a 22.667,50 pontos

A instabilidade política nos Estados Unidos afeta mercados do mundo inteiro, inclusive nas bolsas asiáticas. Investidores estão de olho na votação do Impeachment de Donald Trump, e nas medidas de segurança adotadas pelo governo dos EUA para evitar novos atos extremistas, como uma possível nova invasão no Capitólio.

  • Hang Seng (HK50): -0,15%, indo a 28.235,60 pontos
  • KOSPI (KS11): +0,71% , indo a 3.148,29 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,27%, indo a 3.598,60 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +1,04%, indo a 28.456,59 pontos 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,33%, indo a 5.577,97 pontos

Às 8h10 da manhã, os mercados futuros dos EUA registram quedas nesta terça-feira (12):

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,01%, indo a 12.889,12 pontos
  • Dow Jones Futuros: -0,04%, indo a 30.962,5 pontos
  • S&P 500 Futuros: -0,07%, indo a 3.791,88 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta quarta-feira (13):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,56%, a R$ 5,35
  • Às 9h05, o Euro subiu +0,15%, a R$ 6,50

Foto: Reuters / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…