Notícias

STF define data para julgar autonomia do Banco Central

1 Minutos de leitura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, relator da proposta que julga a autonomia do Banco Central (BC), enviou nesta segunda-feira (16) a pauta ao plenário da Corte, com a votação prevista para acontecer no dia 25 de agosto.

A definição acontece após meses de atraso. O ministro havia pedido a suspensão da sessão virtual após uma proposta de análise de contestação ter sido enviada pelo PT e PSOL. Os partidos defendem a reversão da legislação que retira o status de ministério do BC.

O ministro Lewandowski julgou procedente contestação das siglas, que pedem que a União mantenha o poder de influência sobre a instituição monetária.

A contestação, porém, não deve manter a maioria no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o jornal Estadão, a Corte deve aprovar um parecer favorável à proposta aprovada no Congresso, excluindo a possibilidade de inconstitucionalidade.


Saiba mais

Open Banking: entenda como a nova tecnologia vai revolucionar o mercado financeiro brasileiro


O texto base da PL n° 19/2019, que dá mais autonomia ao Banco Central (BC) foi aprovado pela Câmara dos Deputados em fevereiro deste ano e sancionada por Bolsonaro. A principal mudança é em relação à mesa diretora da instituição. Agora, os mandatos são de quatro anos, e não coincidem com o mandato do Presidente da República.

A expectativa é que o BC deixe de oscilar de acordo com as mudanças de “humor” do Executivo e tenha uma análise e tomada de decisão mais técnicas, além de assegurar a estabilidade de preços. A intenção é que o Brasil ganhe credibilidade de investidores e países, visto que o modelo de Banco Central se aproxima dos Estados Unidos, Inglaterra e União Europeia.

“A literatura econômica e a experiência internacional mostram que a autonomia do Banco Central está associada a níveis mais baixos e menor volatilidade da inflação, sem prejudicar o crescimento econômico”, disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto, em fevereiro deste ano.

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…