Smart Tech

Twitter perde na justiça pagará US$ 809 mi à acionistas, ByteDance quer ser rival do Spotify; saiba das novidades do TikTok e do Fórum de Jovens Cientistas

3 Minutos de leitura
Foto: Twitter 

Twitter 

Por conta de uma decisão judicial desta semana, a rede social Twitter terá que pagar cerca de US$ 809 milhões para os próprios acionistas. 

Segundo o processo movido por investidores, o Twitter teria apresentado projeções irrealistas em 2014, quando disseram que esperavam uma base de 500 milhões de usuários mensais em pouco tempo e 1 bilhão em um futuro mais distante. 

Na época, a plataforma não havia meio de provar suas projeções, hoje consideradas como promessas não cumpridas da companhia. 

Segundo a ação movida pelo acionista Doris Shenwick em 2016, o CEO da companhia, Jack Dorsey, ainda escondeu dados de quedas de números de usuários na plataforma, junto ao ex-CEO Dick Costolo e Evan Williams, membro do Conselho Administrativo. 

O Twitter aceitou as condições do processo e pagará o valor usando o que tem disponível em caixa no próximo trimestre. 

Com a decisão, os papeis do Twitter (TWTR) recuaram –3,28% na Bolsa de Nova Iorque nesta segunda-feira (20). 

Foto: ByteDance 

ByteDance 

A ByteDance, dona do popular aplicativo TikTok, estaria planejando lançar uma plataforma de streaming musical na China para competir com o popular Spotify. As informações são do jornal 36Kr

Segundo o jornal, o aplicativo é apelidado de “Luna” internamente e tem “Feilo” como nome provisório. 

Embora o império criado pelo Spotify seja difícil de ser derrubado, a aposta da ByteDance está no gigantesco mercado interno da China, além de artistas independentes e exclusivos que serão lançados na plataforma. 

Segundo o 36Kr, essa é a segunda tentativa da ByteDance de emplacar um aplicativo de música no mercado interno. Em 2019, o projeto “W” havia sido abandonado após problemas gerados por copyrights

Atualmente, a companhia já possui um aplicativo de música distribuido internacionalmente, o Resso. 


Saiba mais

Shopee é notificado pelo Procon, Apple perde na justiça e deve mudar regras na AppStore; confira as novidades da Leica, Santander, Nubank…


Foto: TikTok 

TikTok 

Lembra quando noticiamos que o público infantil terá horário limitado de consumo de jogos online na China? Agora, chegou a vez do TikTok de aplicar medidas severas de controle de uso para evitar uma possível pressão regulatória do governo de Beijing. 

Uma das maiores redes sociais do mundo anunciou que sua versão chinesa do aplicativo, Douyin, terá um controle de uso muito mais rígido para crianças de 14 anos ou menos. 

De acordo com as novas regras impostas pela dona do TikTok, a ByteDance, adolescentes com 14 anos ou menos poderão usar apenas 40 minutos do aplicativo por dia. 

Além disso, segundo a companhia, o aplicativo estará indisponível para uso entre às 22h e 6h. 

Segundo analistas do Citigroup Global Markets, as medidas são aplicadas para passar uma imagem de que a plataforma está comprometida com a saúde do seu público infantil, além de tranquilizar pais que cobram pelo uso mais responsável das plataformas consideradas viciantes. 

Foto: Fórum de Jovens Cientistas do BRICS 

Fórum de Jovens Cientistas 

O Brasil foi destaque na premiação do 6º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS. O brasileiro João Pedro de Goes Novochadlo, de 29 anos, foi vencedor do Young Innovator Prize por conta de um aplicativo desenvolvido para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual. 

A delegação brasileira faz parte de um projeto chefiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

“Eu fico extremamente honrado e feliz em ter tido este reconhecimento não só pelo nosso projeto, mas também pelos outros projetos que são extremamente relevantes. Ver a juventude trabalhando, pensando e desenvolvendo projetos em prol de uma sociedade melhor é o sinal de que tempos melhores estão por vir”, disse João Pedro Novochadlo. 

O aplicativo desenvolvido por ele, o Veever, usa a Inteligência Artificial e a tecnologia de microlocalização, e foi pensado quando o jovem brasileiro percebeu a dificuldade que pessoas com deficiência visual possuem para localizarem linhas de transporte público nas cidades. 

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Smart Tech

Demissões no setor tech em 2023 já ultrapassam as de 2022

3 Minutos de leitura
O volume de demissões no setor tech global em 2023 já ultrapassou, no início de abril, o número de cortes de funcionários…
Smart Tech

Meta anuncia mais 10 mil demissões e corte de 5 mil vagas

2 Minutos de leitura
A Meta, empresa controladora do Facebook, anunciou que cortará mais 10 mil funcionários nos próximos meses e mais de 5 mil vagas…
Smart Tech

Demissões em massa no setor tech; o que aconteceu?

4 Minutos de leitura
“Estou devastado, triste e com raiva”. Foi assim que um dos mais de 12 mil funcionários cortados pela Google na sexta-feira (24)…