Na divulgação dos seus resultados do segundo trimestre, a Netflix (NFLX34), atualmente o maior serviço de streaming do planeta, reportou que perdeu cerca de 1 milhão de assinantes no período. Hoje, a companhia conta com cerca de 220 milhões de usuários.
O número é bem maior que a perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre do ano. Na época, a companhia havia prometido 2,5 milhões de novas assinaturas e suas ações chegaram a cair mais de 27% no after-market.
Além dos efeitos diretos da saída da Netflix da Rússia, a companhia disse que o ‘boom’ registrado durante o período da pandemia de COVID-19 acaba gerando sintomas mais recentes nos números de usuários. Com a retomada do mercado de trabalho, a rotina dos consumidores também normalizou.
O faturamento da companhia atingiu US$ 7,97 bilhões no 2º tri, abaixo das expectativas do mercado. A empresa justificou efeitos de câmbio para a baixa nos resultados.
Apesar disso e da baixa de 1 milhão de assinaturas no segundo trimestre, as ações da companhia pararam de sangrar e subiram 8% no after-market desta terça-feira (20).
O resultado positivo nas ações, porém, é justificado mesmo com as perdas de usuários. Isso porque a Netlix estimava no balanço do primeiro trimestre que perderia mais 2,5 milhões de contas no segundo.
Na mesma linha, os lucros líquidos da companhia terminaram o trimestre em US$ 1,44 bilhão, acima do esperado.
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“Nosso desafio e oportunidade é acelerar nossas receitas e crescimento no número de membros através de melhorias no nosso produto, conteúdo e marketing, como fizemos nos últimos 25 anos, e melhores estratégias de monetizar nossa audiência”, disse a companhia no balanço de seus resultados.
A Netflix passa por intensas pressões nos últimos anos com o crescimento da concorrência no mercado de streaming. Serviços como HBO Max, Amazon Prime, Hulu, Apple TV e Disney+ alteraram o comportamento do mercado consumidor, que agora policiam por melhores preços e serviços.
Mesmo com resultados decepcionantes nos últimos meses, a Netflix ainda consegue registrar números surpreendentes dos seus conteúdos. A última temporada da sua série original Stranger Things, por exemplo, teve 1,3 bilhão de horas assistidas nas primeiras duas semanas da estreia da quarta temporada, um recorde para séries de TV na língua inglesa.
Apesar disso, a companhia ainda deve passar por intensos desafios no sentido de monetização dos seus usuários. Os recentes aumentos nos preços de assinatura assustaram boa parte da sua base, e os planos de cobrança no compartilhamento de contas não agradaram.
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