Notícias

IGP-M desacelera e fica em 1,74% no mês de março 

1 Minutos de leitura

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou nesta quarta-feira (30) o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), a ‘inflação do aluguel’. O índice desacelerou neste mês, avançando 1,74%, ante 1,83% em fevereiro. 

Na comparação anual, o índice também apresenta desaceleração. Em março de 2021, o IGP-M havia subido 2,94% e tinha alta de 31,10% em 12 meses. Agora, o acumulado dos últimos 12 meses está em 14,77%. 

O resultado de março, no entanto, ficou acima das expectativas do mercado. Isso porque, segundo coordenador da pesquisa, o aumento recente nos preços dos combustíveis afetou os preços e trouxe impactos para toda a cadeia de consumo. 

“Nesta apuração, os combustíveis, cujos preços foram reajustados no dia 11/03, começaram a influenciar os resultados da inflação ao produtor e ao consumidor. O preço do diesel avançou para 8,89% ao produtor e, o da gasolina, subiu 1,36% ao consumidor. Os preços do trigo (de 1,69% para 4,90%), da farinha de trigo (de 2,68% para 6,25%) e dos pães e bolos industrializados (de 1,11% para 1,20%) também começaram a registrar aceleração no índice ao produtor”, apontou André Braz, coordenador da pesquisa. 


Saiba mais 

Servidores do BC aprovam greve e impacto pode ser sentido no PIX


O IGP-M é popularmente chamado de ‘inflação do aluguel’ no mercado. Isso porque o índice é usado como referência de reajuste no valor de diversos tipos de contratos, especialmente locação de imóveis. Contratos de aluguéis vencendo no mês de abril, por exemplo, serão reajustados usando como referência os 14,77% de alta do índice nos últimos 12 meses. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…