Notícias

Para conter preços de combustíveis, Bolsonaro cogita recorrer à Justiça 

2 Minutos de leitura

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pode recorrer à Justiça para fazer com que a Petrobras (PETR3; PETR4) reduza o preço dos combustíveis. 

Segundo os dados mais recentes do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os combustíveis (+3,20%) foram novamente um dos maiores fatores de pressão da inflação brasileira. Em abril, a gasolina subiu 2,48%, enquanto o etanol disparou 8,44% e o óleo diesel 4,74%. O gás veicular (+0,24%) também encerrou o mês em alta. A alta nos preços de combustíveis influenciou todo o grupo de Transportes da inflação. 

Os preços de diesel e gasolina praticados pela Petrobras têm sido, recorrentemente, alvos de grandes críticas do presidente Jair Bolsonaro. Nesta semana, a petroleira estatal anunciou um reajuste de 8,87% no preço do diesel nas refinarias. Em ano eleitoral, o presidente teme que a inflação prejudique a sua popularidade e as suas chances de reeleição. 

“A gente espera redução do preço. Vamos ter que recorrer à Justiça. Sabemos que, quando eu recorro, é quase impossível eu ganhar”, apontou Bolsonaro em uma transmissão nas suas redes sociais. 

Pela manhã de ontem, o presidente exonerou do cargo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. 

“Estamos fazendo o possível na Petrobras, sem interferência, para ela entender seu papel. Entender como? Fazendo aqui mudanças, como fizemos no Ministério de Minas e Energia. Ministro Bento foi quem pediu para sair. Tínhamos um pequeno problema na Petrobras, ele decidiu assinar sua saída do Ministério de Minas e Energia”, explicou o presidente. 

Em seu primeiro pronunciamento oficial, o novo ministro Adolfo Sachsida afirmou que irá solicitar os estudos necessários para privatizar a Petrobras e o pré-sal. Bolsonaro ainda afirmou que mais mudanças não estão descartadas para tentar conter os preços dos combustíveis.


Saiba mais 

Elon Musk suspende temporariamente a compra do Twitter e ações despencam no pré-market


“Estamos fazendo o possível, sem interferência, para fazer a Petrobras entender qual é o seu papel. Entender como? Fazendo mudanças. Como nós fizemos aqui no Ministério de Minas e Energia”, afirmou. “A gente espera fazer mudanças de pessoas, a gente pode fazer, buscar melhorar, diminuir o preço do combustível no Brasil”. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…