Notícias

Volume de serviços cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE

1 Minutos de leitura

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12), o volume de serviços no Brasil caiu 0,2% no mês de fevereiro. O resultado ficou bem distante do número projetado por analistas do setor, que esperavam um avanço de 0,7% no volume de serviços em fevereiro.

É o segundo mês consecutivo de baixa no setor de serviços, que agora acumula queda de 2,0% em 2022. Em janeiro, o setor havia registrado inicialmente queda de 0,1%. O número, no entanto, foi revisado pelo IBGE para uma queda de 1,8%.

*série com ajuste sazonal (Fonte: IBGE) 

“Na série sem ajuste sazonal, no confronto com fevereiro de 2021, o volume de serviços assinalou a 12ª taxa positiva consecutiva ao avançar 7,4% em fevereiro de 2022. No indicador acumulado do primeiro bimestre deste ano, o volume de serviços mostrou expansão de 8,4% frente a igual período de 2021”, aponta o IBGE. 

Com os dados divulgados hoje, o setor de serviços se encontra 5,4% acima dos níveis registrados antes da pandemia de Covid-19, em fevereiro de 2020. Por outro lado, o volume de serviços se encontra 7,0% abaixo da máxima histórica do indicador, registrada em novembro de 2014. 

“O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 12,2% em janeiro para 13,0% em fevereiro de 2022, manteve a trajetória ascendente iniciada em fevereiro de 2021 (-8,6%)”. 


Saiba mais

Inflação dos EUA acelera para 1,2% em março e acumula a maior taxa anual em 40 anos


O instituto destaca que a queda no volume de serviços foi puxada por dois setores: serviços de informação e comunicação (-1,2%) e outros serviços (-0,9%). As atividades turísticas também tiveram queda de janeiro para fevereiro, mas não pressionaram tanto quanto o setor. 

Por outro lado, tiveram alta os serviços de transportes (+2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (+1,4%) e serviços prestados às famílias (+0,1%) 

Fonte: IBGE

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…